Boneca caipira em feltro com molde





 Boneca caipira em feltro com molde





Veja a origem da festa junina e baixe o molde de uma linda boneca caipira para decoração da sua festa.

Qual a origem da festa junina?

A origem da festa junina é pagã, por isso não teve o caráter religioso que assumiu anos depois, e continua até hoje.

Ainda antes da Idade Média, no hemisfério norte, celebravam a chegada do verão - em junho - em homenagem aos deuses da natureza e da fertilidade, pedindo uma colheita fértil.

Isso porque era hora de colher grãos, como o milho – que hoje é o ingrediente mais comum nas comidas típicas da festa junina.

A fogueira, símbolo típico da festa junina hoje em dia, também teve origem na festa pagã, pois era costume acender fogueiras durante as festividades.

Como a igreja não conseguiu acabar com a popularidade dessa festa pagã, acabou ficando com as festas juninas, atribuindo-as a uma figura religiosa.

A Festa Junina chegou ao Brasil por meio dos portugueses no período colonial. Em Portugal, a festa junina chama-se Festa Joanina – talvez por se realizar em junho ou talvez porque o São João seja o principal santo da festa – razão pela qual as festas juninas também são chamadas de Festa de São João. .

Os três santos católicos - São João, Santo Antônio e São Pedro - foram escolhidos para celebrar a festa junina por serem os santos mais famosos do mês de junho.

São João nasceu em 24 de junho e é muito popular entre os portugueses, que tiveram muitos reis com esse nome, e que construíram igrejas em homenagem ao santo.

São Pedro, assassinado em 29 de junho, é considerado o primeiro papa da Igreja. Santo António, que por sua vez faleceu a 13 de junho, nasceu em Lisboa.

Desde que os portugueses trouxeram as comemorações juninas, a comemoração foi influenciada pelas culturas africanas e indígenas e, portanto, tem características especiais em todas as partes do Brasil.




Crédito nas imagens










© Molde para Artesanato. All rights reserved. Developed by Jago Desain