Moldes e ideias para fantoches em feltro

Como fazer fantoche em feltro ou tecido   Moldes e ideias de fantoche para imprimir grátis O que são e como são feitas os fantoche de feltro...




Como fazer fantoche em feltro ou tecido  

Moldes e ideias de fantoche para imprimir grátis

O que são e como são feitas os fantoche de feltro (usando feltro, espuma e cola)



Se você não entende nada sobre o tema ou mesmo se entende um pouco, no texto de hoje vamos explorar o tema de forma ampla para aprender a fazer seus próprios fantoches de feltro de forma simples e prática!

Quantas vezes você deixou de fazer algo legal e icônico por causa da necessidade de comprar o item? No caso dos fantoches de feltros, muitas vezes deixamos de explorar as possibilidades divertidas e educativas que elas podem oferecer, simplesmente porque não os temos.

No entanto, confeccioná-los é uma possibilidade e você pode usar esse conhecimento para criar ótimas histórias para seus alunos ou até mesmo vender as peças para professores e educadores!

Então acompanhe o texto e descubra o que é e como são feitos os bonecos de fantoche!

Então, o que é e como os fantoches de feltro são feitos? 




 Neste texto, abordaremos o tema de forma bem objetiva e dividida, para que você possa entendê-lo com mais facilidade.

Um fantoche de feltro nada mais é do que um brinquedo que ganha vida no imaginário das crianças e, por que não, dos adultos. Afinal, são pedaços de pano, em forma de personagens que ganham vida a partir da interpretação da história.

A narração dessa história fica a cargo do intérprete que coloca o boneco em suas mãos e começa a desenvolver uma epopeia com começo, meio e fim.

Existem vários tipos de fantoches de feltro. Tanto os de pano como os de feltro. E não importa como eles são feitos e montados, o objetivo da diversão pode ser alcançado de qualquer maneira! Basta usar a criatividade e a emoção nas histórias.

Quer aprender a fazer seus próprios fantoches de feltro usando apenas feltro, cola e espuma? Então veja o passo a passo!



Passo a passo como fazer fantoches de feltro


Não há nenhum grande segredo em fazer fantoche de feltro. Na verdade, você precisará de mais criatividade e força de vontade do que qualquer outra coisa! Sim, os fantoche de feltro são coisas simples, práticas e muito úteis para trabalhar no desenvolvimento das crianças.

Para fazê-lo funcionar, você precisa seguir estes cinco passos:

  • Encontre o modelo perfeito para o seu projeto.
  • Faça as fendas de feltro de acordo com o plano.
  • Monte uma fantoche de feltro antes de fazer a colagem.
  • Encha com espuma nos lugares marcados e necessários.
  • Cole as peças no corpo da fantoche de feltro.

Além das etapas, claro, você precisa de materiais para realizá-las! Esses materiais são:

  • Cabelos de diferentes cores e qualidade.
  • um par de tesouras;
  • colheita ou colheita;
  • Cola quente ou cola de tecido.
  • Espuma de feltro
  • Modelos de sua preferência.
  • Linha e agulha para acabamentos especiais

Com isso em mãos, é hora de começar a trabalhar! Vamos começar nossa primeira fantoche de feltro? Então, prossiga daqui em detalhes passo a passo!

1- Encontre o molde perfeito para o seu projeto


O primeiro passo para começar a montar nosso fantoche de feltro é encontrar o molde perfeito. Sim, tudo será mais fácil se você começar a fazer fantoche de feltro a partir de um modelo pré-existente. Tem alguns moldes ao final do post!

Lembre-se que você pode selecionar moldes de personagens que já existem ou até mesmo personagens que foram criados do zero. Por exemplo, você pode dar vida e uma história ao Minion (exemplo), ou criar um personagem de acordo com sua criatividade!

Se você nunca fez um, você deve a si mesmo tentar. Dessa forma, você poderá fazê-lo sem muita dificuldade e poderá praticar, sem assumir a responsabilidade de desenvolver uma tarefa complexa no início.

2- Fazendo cortes de feltro de acordo com o plano


O próximo passo depois de selecionar o padrão (molde) é imprimi-lo no tamanho desejado e começar a cortar. Procure padrões onde o design tenha uma linha tracejada compreensível e, claro, um personagem que você possa identificar facilmente.

Você pode fazer isso de duas maneiras. A primeira é recortar o próprio desenho e usar cada peça como guia para cortar o feltro. A segunda é desenhar o molde com uma caneta no feltro para recortar depois.

Sugira a primeira opção que será mais fácil no início! Mas fique à vontade para experimentar e tentar a alternativa que funciona melhor para você, ok.

3-faça a montagem do fantoche antes de fazer a colagem


O terceiro passo para entender o que é e como fazer fantoche de feltro é montar todas as peças cortadas antes de iniciar a montagem. 

4- Preencha com espuma nos locais indicados e necessários


Nesta etapa, você deverá preencher o fantoche com as espumas necessárias. Vale lembrar que nem todos os fantoches precisam de espumas, ok? Isto dependerá de modelo para modelo. Cada personagem pode ganhar vida de uma forma diferente!

Mas, se o molde e o formato final pedir enchimentos com espuma, é agora que você precisa fazer, depois dos recortes e medições. Por exemplo, se o seu personagem tiver um bigode e você quiser preenchê-lo com espuma, basta recortar duas vezes a peça do bigode, colar ambas juntas e deixar um pequeno vão para encher de espuma.

Outra opção que também pode ser usada para fechar a peça com enchimento, é a costura. Neste caso, costure as duas partes do bigode juntas e também deixe um vão para a espuma. Depois, vire a peça ao contrário de modo que a costura fica para dentro, preencha com a espuma e feche. Prontinho!

5- Faça a colagem das peças no corpo do fantoche


Depois que todos os passos anteriores estiverem feitos, vem a parte mais “fácil”: a colagem! Nesta etapa, tudo que você vai precisar fazer, é pegar a cola de tecido ou cola quente e juntar as partes de acordo com o molde e com a pré-montagem que você fez anteriormente.

Tome cuidado para não colar as peças no lugar errado para não ter que danificar seu fantoche posteriormente.

Dicas importantes para conseguir fazer seu fantoche

Agora que você já entendeu o que é e como fazer fantoches, vamos a mais algumas dicas importantes que você precisa considerar na hora de colocar seu projeto em prática.

Na verdade, não existe “regra” para fazer fantoches. O que existe, é um método que deve ser seguido para que não hajam problemas. Mas, você pode muito bem criar seus próprios personagens de acordo com sua criatividade e gosto pessoal! Entretanto, recomendamos o seguinte:

  • Comece por um modelo simples;
  • Não desista se o primeiro ficar feio ou não der certo;
  • A sua criatividade pode ditar seu ritmo de criação;

Vamos entender cada estes pontos a partir de agora. Escolha um modelo simples para pegar prática

Já mencionamos isto durante o texto. Começar por um modelo simples, fará com que você consiga adquirir muita experiência e prática com o feltro e demais materiais manuais. Além de que, você não sentirá a “obrigação” de deixar o fantoche idêntico ao molde, pois não haverá complexidade.

Com o tempo, você poderá aprofundar as técnicas e construir fantoches cada vez mais ricos em detalhes.

Não desista no primeiro erro

Este é um ponto que poucas pessoas comentam: É provável que você não tenha bons resultados no começo. Talvez seu primeiro fantoche não fique como você esperava e não há problema nisso, pois você está aprendendo, ok?

Por isso, não desista logo na primeira montagem. Se você sentir dificuldade, pegue um modelo simples – conforme o tópico anterior – e tente novamente!

Deixe a criatividade fluir e faça seus próprios moldes

E, por último, aquilo que consideramos mais importantes na arte de criar fantoches: a criatividade! Por mais que você possa construir personagens já existentes e conhecidos das crianças, não deixe de explorar sua criatividade para dar vida a suas ideias.

A originalidade muitas vezes será o ponto alto de uma historinha com fantoches e, certamente, sua audiência ficará muito engajada! Fantoches são excelentes alternativas para educar e ativar a imaginação das crianças. E, mesmo que você não seja uma professora, saiba que poderá vender sua arte futuramente.

Por isso, aproveite nosso passo a passo e mãos a obra!


Crédito nas imagens

Se você gostou do post, Moldes e ideias para fantoches em feltro, não se esqueça de compartilhar com seus amigos. Muito obrigada pela sua visita!

COMMENTS

Nome

a,1,ABELHINHA,7,Agulheiro,22,Alfabeto,16,alfineteiro,2,Alfinetriro,20,Alice no pais das maravilhas,17,almofada,48,almofadas,2,Amigurumi,4,ANJO,30,aplique,16,arte,30,artesanato,1957,Artesanato cimento,4,Artesanato com Reciclagem,647,Artigo,27,avental,4,baby,50,baby shark,2,bailarina,5,banheiro,6,barradinho,2,bastidor,50,bichinhos,478,Biquínis,1,blusa de crochet,6,Bolero de croche,2,BOLO FAKE,2,bolsa,52,bolsinha de cenoura,3,Bolsinha em Eva,8,bom dia,1,boneca,435,boneco,102,bordado,47,bordado livre,7,Brinquedo educativo,29,Brinquedos de bebês,11,cabelo de lã,3,Cachecol,1,cachorro,46,capa de caderno,30,Capa de celular,8,carnaval,10,chá de bebê,19,chaveiro,51,chaveiro de feltro,193,chaveiro de melancia,1,CHUVA DE BENCAO,14,coelhinhos,180,coelho,1,Cofre,2,Como faço,492,coração,4,coruja,40,crochet,105,cupcake,3,decoração,425,decoração de quarto,222,Decupagem,1,Desenhos para imprimir,1,dia das mães,14,Dia dos Pais,19,dicas,342,dinossauros,26,disney,27,DIY,605,doces,6,elefantinha,18,enfeite,30,Enfeite de mesa,9,Enfeite de Porta,113,esquilo,1,estojo,12,estrela,3,EVA,396,faca e venda,26,faca voce mesmo,22,fada,4,feltro,3087,festa aniversario,87,festa junina,31,finanças,1,flamula,53,Flintstones,1,flor,36,flor eva,11,flork,1,fundo do mar,2,galinha,11,Garrafa Pet,6,gatinho,4,gato,45,girafa,9,guirlanda,32,Guirlanda de Natal,39,ideias,32,jacare,1,Jardins,7,LACOS,16,ladybug,1,lembrancinha,12,lenços,1,Linhas,20,Livro sensorial,5,lol,8,madeira,2,magali,1,marcador de página,39,marinheiro,3,Mario bros,8,Mascara Facial,708,Mdf,6,meias de seda,1,menino,6,mensagens,1,mingau,1,minnie,14,Mochila,3,Molde de Calça,5,Molde de Costura,732,Molde de Macação,2,Molde Vestido,9,moldes,3,moldes de feltro,36,mulher,2,Naninha,8,natal,580,palhacinho,22,Pantufa,2,papai noel,6,Pascoa,270,Patchwork,30,pdf,9,Pequena Sereia,1,peso de porta,3,Pets,4,Pingentes de Natal,23,pintinho,2,Pintura,9,polvo do humor,1,Ponteira,40,Ponto Cruz,27,Ponto fantasia,1,porquinho,10,Porta chaves,4,porta doces,6,Porta pano de copa,4,porta papel toalha,2,Porta Retrato,8,pré escolar,78,Prendedor de cortina,2,princesa,10,Pulseira de crochê,1,Puxa-saco,2,quadro decorativo,5,Reciclagem de Madeira,2,Reciclagem de Metal,3,Reciclagem de papel,2,Reciclagem de Plastico,7,religioso,1,Rena,48,REVISTA,11,roupas de banho,3,Roupas intimas,3,roupinha de boneca,31,roupinhas para aninais,2,Sacolinha,13,safári,13,Sapatinhos,20,Scrapbooking,1,sereia,11,silicone,1,Sousplast,1,star wars,5,string art,1,super mario,9,Tecido,45,tilda,1,Top Cropped de crochê,4,topo de bolo,3,Tricô,8,unicornio,23,ursinho,72,ursinho Pooh,7,urso,93,Vasos decorativos,3,Vídeos,735,volta as aulas,17,vovo,1,watsapp,1,yoda,1,
ltr
item
Molde para Artesanato| Faça você mesmo: Moldes e ideias para fantoches em feltro
Moldes e ideias para fantoches em feltro
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgfU4hl1iro8mjO-iDx4P8ee5-ZYFrJScznQcCq38G4u2hIDR72S3GPmljuEWFFaunv2EuRXA_fiLCHce0n4QXrx--bEmJLOB5CsW0w_rCbKSHuDBx12vzE5bFovE60X9VwNl91r4wc8U8R9nms3GFKU_mN8KEbbhVg2WpvhNICquqTbJMe-If--6CU=w640-h480
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgfU4hl1iro8mjO-iDx4P8ee5-ZYFrJScznQcCq38G4u2hIDR72S3GPmljuEWFFaunv2EuRXA_fiLCHce0n4QXrx--bEmJLOB5CsW0w_rCbKSHuDBx12vzE5bFovE60X9VwNl91r4wc8U8R9nms3GFKU_mN8KEbbhVg2WpvhNICquqTbJMe-If--6CU=s72-w640-c-h480
Molde para Artesanato| Faça você mesmo
https://www.moldeparaartesanato.com/2022/03/moldes-e-ideias-para-fantoches-em-feltro.html
https://www.moldeparaartesanato.com/
https://www.moldeparaartesanato.com/
https://www.moldeparaartesanato.com/2022/03/moldes-e-ideias-para-fantoches-em-feltro.html
true
8089727821275079105
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TODOS Ver mais Reply Cancel reply Delete By Home PRÓXIMA POSTS View All Veja também LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow Conteúdo Exclusivo Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy