Conheça os principais tipos de bordados à mão
4 Tipos de bordados a mão
Seja em toalhas de cozinha ou toalhas de banho e rosto, o bordado tem um charme muito especial e é a melhor escolha para quem deseja personalizar uma peça com estilo e originalidade. Com diferentes tipos de agulhas e materiais, as possibilidades são infinitas e essa atividade ainda pode se tornar uma fonte de renda adicional.
Se você já está nesse mercado ou quer apenas seguir a arte como hobby, é importante ter em mente os principais tipos de técnicas e as diferenças entre os pontos utilizados nesta bela arte. Por isso, compilamos uma pequena lista de propriedades pontuais mais utilizadas pelos artesãos.
Bordado ponto cruz
O ponto de cruz é uma das técnicas mais famosas e populares. Neste, os pontos são muito bem fechados, resultando em um trabalho muito preciso e detalhes meticulosos. Entre os materiais necessários estão linhas médias, agulhas de bordar comuns e desenhos do desenho desejado. Perfeito para bordar uma variedade de tecidos.
Para fazer bordado em ponto cruz são necessários os seguintes materiais:
Bordado Vagonite
Ao contrário do ponto cruz, o Vagonite é feito de linhas retas e simétricas, com padrões mais geométricos. Por ser mais simples, é uma das técnicas mais utilizadas por quem está começando neste universo. Pode ser feito com linha ou fita. O Vagonite giratório é muito utilizado para dar um delicado toque final em toalhas de banho, roupões, toalhas de mesa e até roupas.
Materiais básicos para fazer ponto Vagonite são:
- Agulha para fazer bordado
- Linhas para bordado ou fitas
- Tecido adeguado para vagonite
- Gráfico da figura desejada
- Tesoura
Ponto russo para bordado
Você conhece o movimento das máquinas de costura? Esta técnica é usada para fazer um ponto russo. No entanto, neste método o bordado é feito no lado avesso do tecido. O resultado desta técnica é um design único e original para o conforto. Depois de terminar de bordar, o ideal é fechar os pontos para que não se desfaçam e seu trabalho permaneça intacto por mais tempo.
Materiais para fazer bordado com ponto russo:
- Linha para ponto russo
- Agulha para ponto russo
- Fio de aço para passar linha
- Bastidor
- Tesoura
Dica: Para finalizar aplique termolina leitosa no verso do ponto russo com um pincel. Depois, use um secador, para secar o produto mais rapidamente. Por fim, proteja o verso dos pontos com um tecido e sele a termolina com um ferro em temperatura média. Seguindo essas dicas, o fio do bordado não soltará.
Bordado de fita
Botões florais, fitas de malha e qualquer outra coisa que sua criatividade permitir podem ser feitas usando esta técnica de bordado de fita. O acabamento é muito delicado e charmoso para toalhas, fraldas de pano e mesas. Além de ser fácil de fazer, também é um tipo de bordado que vende bem.
Principais materiais para bordados com fitas :
- Linhas de costura ou de bordado
- Fitas finas ou grossas
- Agulha de costura, de sacaria ou de bordado
- Alfinetes
- Tesoura
- Bastidor
Agora que você já conhece alguns dos principais tipos de bordado, pode escolher por onde começar e decorar as diferentes peças de tecido.