Dicas para Bordar Ponto Cruz Iniciante - Molde para Artesanato

Dicas para Bordar Ponto Cruz Iniciante

                     Dicas para Bordar Ponto Cruz Iniciante


Um dos pontos básicos dessa arte é o ponto cruz. Sua origem é bastante remota e seu uso é amplamente difundido em várias culturas diferentes. As fotos a seguir mostram esse método de bordado com uma lona de plástico e linha para ajudar a visualizar melhor o passo-a-passo.

Escolha o tecido. Apesar do ponto cruz referir-se a um método de arrematar um ponto de bordado e não a um tecido específico, o tecido Aida é o melhor para este tipo de trabalho. Isso porque o seu material é tecelado de modo a facilitar o alinhamento de pontos. Esse tipo de tecido vem em diferentes tamanhos, os quais correspondem ao número de pontos que podem ser feitos em uma área de 2,5 centímetros quadrados. As opções de tamanho são normalmente o 11, 14, 18 e 28.
  • Para iniciantes, o tamanho 11 ou o 14 é o mais indicado por ter espaços maiores para se fazer o ponto cruz. Quanto maior o número de pontos, menores serão as cruzes bordadas.
  • Se você não quiser usar o tecido Aida, outras opções são o tecido Fiddler ou o linho. Eles não tem o mesmo espaço que o tecido Aida (que facilita o bordado para iniciantes), mas cabe a você selecionar o material a ser bordado.
  • Escolha a linha. Um dos pontos mais interessantes do ponto cruz é a liberdade criativa que ele proporciona, principalmente nas possibilidades de cores de linha - as quais podem chegar a centenas de tonalidades diferentes.
    • Cada meada de linha para bordado vem em 6 fios (como se fossem 6 fios de cabelo unidos), mas somente 1 ou 3 serão usados por vez no ponto cruz.
    • Os fios para bordado vêm em cores opacas, cintilantes ou metálicas. As duas últimas são mais difíceis de serem trabalhadas e custam bem mais caro.
    • Caso você encontre dificuldade em fazer o ponto cruz com a linha que escolheu, você pode comprar uma linha encerada ou passar cera de abelha na linha antes de começar a bordar. Assim ficará mais fácil fazer as manobras necessárias.
    • Escolha um modelo. Há muitos desenhos e riscos para bordar disponíveis na internet.Basta escolher um e providenciar as cores de linha necessárias. Por exemplo, no site do Desenhos e Riscos há modelos para flores, desenhos tipo vitral de janela e borboletas, entre outros. Você pode também imprimir desenhos da página de riscos para bordar do Pinterest. Mas o site que oferece a maior variedade e quantidade de desenhos específicos para o ponto cruz é o do Gráficos de Ponto Cruz. Lá você pode salvar as imagens que lhe agradarem mais e imprimir depois.
      • O ponto cruz simples é o melhor para iniciantes. Escolha um modelo pequeno e sem muitos detalhes, com uma variedade de 3 a 7 cores no máximo.
      • Caso não goste de nenhum modelo disponível, você pode criar o seu próprio desenho aliado a um programa de computador ou fazer esse desenho em um papel quadriculado.
      • Compre um bastidor para ponto cruz. Esse bastidor é um aro de metal, madeira ou plástico que segura o ponto enquanto você borda. Pode-se trabalhar sem esse instrumento, mas pelo preço (a partir de 10 reais) e pelo tanto que ele facilita o bordado, compensa bastante usá-lo. Bastidores pequenos são mais fáceis de segurar, mas você vai precisar mudar a posição deles toda hora. Já os bastidores maiores requerem mais força para segurá-los, mas precisam ser movidos com menos frequência.
      • Escolha uma imagem. Qualquer imagem pode ser reproduzida no ponto cruz, mas as que são simples e com contornos bem definidos são melhores para quem está começando. Escolha uma foto ou desenho sem muitas cores ou detalhes.
      • Ajuste a imagem. Você pode selecionar e ampliar apenas uma parte específica da imagem, a qual escolheu para trabalhar. Caso você tenha um programa de edição de imagens, use a função "posterizare" para que a foto fique com contornos definidos. Converta a foto para o preto-e-branco antes de imprimi-la para facilitar a escolha de cores para o bordado.
      • Marque o contorno da imagem. Tire uma cópia da imagem que você escolheu e coloque uma folha de papel quadriculado em cima. Desenhe o contorno da imagem que fica visível no papel quadriculado. Procure fazer o contorno com o menor número de detalhes possível.
      • Escolha as cores. Com o contorno da imagem já delineado, escolha de 3 a 7 cores que você vai usar no ponto cruz. Use lápis de cor para pintar o desenho no papel quadriculado, respeitando o padrão de quadradinhos ao invés de fazer linhas curvas.
      • Use um programa de computador. Caso você não leve muito jeito para desenhar, use um programa de computador para transformar uma foto em um desenho apropriado para o ponto cruz. Por exemplo, o "Pic 2 Pat" permite que você escolha de que tamanho ficará o desenho, quantas cores ele terá e a quantidade de detalhes no resultado final.
      • Corte o tecido e a linha. O tamanho do tecido vai depender do tamanho do modelo escolhido. Cada quadrado do papel quadriculado corresponde a um ponto cruz (o qual tem o formato de um ‘x’) - logo, dá para saber de que tamanho vai ficar o bordado contando os quadradinhos. A linha para bordar pode ser cortada a 90 centímetros de comprimento para começar.

Add your comment


/ / / / / /