Ponto cruz: aprenda a bordar e se apaixone por essa técnica relaxante - Molde para Artesanato

Ponto cruz: aprenda a bordar e se apaixone por essa técnica relaxante

Ponto cruz: aprenda a bordar e se apaixone por essa técnica relaxante

O bordado está em alta, e uma das técnicas mais tradicionais é o ponto cruz. Esse método de bordado já é bem antigo, e permite que você se aventure por infinitas possibilidades, bordando coisas como letras, desenhos variados, personagens e até composições detalhadas.
Nessa técnica, os pontos formam um X e ficam de tamanho e aparências uniformes, o que torna o bordado simétrico e muito bonito. Confira os materiais necessários para desenvolver esse método, além de tutoriais e várias inspirações para você começar hoje mesmo.




       Materiais necessários para bordar ponto cruz

  • Agulha de ponta grossa: a agulha usada para fazer ponto cruz é diferente das outras. Ela possui a ponta arredondada e não tem bico, assim não fura os dedos. É sempre bom ter pelo menos mais duas agulhas reservas, porque, por serem muito pequenas, tendem a desaparecer com facilidade.
  • Etamine: também conhecido como tela aida, quadrilé e talagarça, é o tecido mais utilizado e simples para o ponto cruz. Ele contém pequenos quadrados que tornam a contagem e o bordado mais fácil. É um tecido 100% algodão e com diferentes tramas (espaço entre os fios do tecido), cuja unidade de medida é o count. Pode aparecer em 6 count, 8 count, 11 count, 14 count, 16 count, 18 count e 20 count e tem que ver com os orifícios que se formam na trama (horizontal e vertical) do tecido. Quando menos count mais largo é a tela.
  • Tesoura grande: a tesoura grande é única e exclusivamente para cortar o tecido, porque assim terá mais tempo de vida útil. Ela deve ser grande porque é mais firme para cumprir sua função.
  • Meadas (novelos de linha): as meadas de linha, normalmente, são de algodão. Quando os tecidos usados para bordar são finos, de trama muito apertada, é recomendado usar 1 ou 2 fios de cordão de meada, mas se a trama for espaçada, utiliza-se de 3 a 5 fios do mesmo cordão. Quanto mais fios forem usados, mais separadas ficarão as cruzadinhas, tornando o bordado mais delicado.
  • Tesoura pequena: a tesoura que você vai usar para cortar as linhas deve ser aquela bem pequena e com ponta. A sua lâmina é muito afiada e corta as linhas com facilidade.
  • Gráficos: os gráficos é que vão te guiar no bordado. Você pode encontrá-los em revistas ou em sites. Para iniciantes, é bom optar por gráficos mais simples e, conforme for aprimorando a técnica, ir se aventurando em trabalhos mais complexos.
  • Bastidores: nem todo mundo usa, mas eles são ótimos para fixar seu tecido. São feitos de madeira, plástico ou metal, e mantém o tecido esticado, permitindo equilibrar a tensão da linha.
  • Caixa organizadora: a caixa organizadora é uma dica bem legal para facilitar sua vida. Nela, serão armazenados os materiais que você irá utilizar para bordar. Opte por caixas com divisórias para ajudar ainda mais na organização.

      Ponto cruz: dicas e passo a passo para iniciantes

Agora que você já sabe quais materiais precisa para começar, é a hora de por a mão na massa. 

Add your comment


/ / / / / /